Wellness Care - Chá na Gestão de Peso ?? Sim, pela sua saúde!




Fazer uma gestão de peso assertiva faz parte dos meus dias, dos meus dias enquanto mulher, dos meus dias profissionais, enquanto wellness coach. A busca de um estilo de vida consistente com o grau de exigência que isto implica propicia a pesquisa constante de opções saudáveis mas, igualmente estimulantes sensorialmente. Sempre gostei muito de chá. Quando, no inicio do processo de perda de peso, fui confrontada com a necessidade primordial de beber o quadrúplo da água até então ingerida o chá foi uma solução fabulosa, uma vez que já o consumia sem açucar. De inicio recorria aos comuns, aos poucos fui obtendo informações no sentido de juntar as duas vertentes, por um lado a dita experiência sensorial que é para mim o beber de um chá e depois as propriedades diuréticas e de auxilio ao emagrecimento. Ora pois, existe mesmo um leque variado de chás capazes de intervir nestas áreas. É sabido que existem vários alimentos que queimam gordura e o chá não é excepção, pelo menos alguns deles. Aliás, os chás ou infusões certas podem mesmo ser um dos seus melhores aliados na luta contra o peso. Tudo porque além dos seus benefícios para a saúde (próprios e característicos de cada infusão, dependendo dos ingredientes utilizados), os chás e infusões ainda contribuem para o bom funcionamento do organismo e ajudam a queimar as “gordurinhas” indesejadas, graças às suas propriedades termogénicas que contribuem para acelerar o metabolismo e, consequentemente, perder peso. Vou deixar algumas sugestões que na minha opinião e experiência cumprem as duas funções por mim pretendidas, o controlar das gordurinhas e da retenção. Gelados do Verão e muito quentinhos no tempo mais frio a verdade é que não passo sem. Confesso que será muito difícil escolher um favorito, no entanto utilizo muito a cavalinha e o hibisco, mas não resisto ao estimulo da canela e do gengibre. 




1. CHÁ DE Canela e Gengibre

Começo pelo chá de canela com gengibre, que combina – nada mais, nada menos – que duas das especiarias que ajudam a emagrecer. Mas além de acelerar o metabolismo este chá também fornece energia e melhora a disposição. O chá de canela com gengibre tanto pode ser consumido quente como frio (fica ao seu critério ou gosto pessoal).

2. CHÁ DE CAVALINHA

Poderoso diurético, o chá de cavalinha contribui para perder peso e evita a retenção de líquidos.

3. CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO

Outro poderoso diurético, o chá de dente-de-leão também evita a retenção de líquidos. Ainda previne a prisão de ventre e os desconfortos associados, contribuindo assim para a perda de peso. 



4. CHÁ DE HIBISCO

chá de hibisco é muito popular em todo o mundo. Usado, essencialmente, como bebida medicinal, este chá é rico em vitamina C, minerais e antioxidantes. Mas há mais. O chá de hibisco ainda atua na prevenção de doenças cardiovasculares e protege a pele do envelhecimento precoce, por exemplo. Como se já não bastasse ainda queima gordura corporal, facilita a digestão e combate a retenção de líquidos. Este chá tem um sabor ligeiramente amargo, sabor esse que pode ser atenuado ao juntar outras especiarias como canela, cravinho, noz-moscada ou gengibre.


5. CHÁ DE CARQUEJA

Menos utilizado que os anteriores, o chá de carqueja é ótimo para quem sofre de colesterol ou hipertensão. Isto sem falar que ainda ajuda a emagrecer.

6. CHÁ VERDE

Já são conhecidas as propriedades do chá verde e os seus benefícios para a saúde, mas agora saiba (se é que já não sabia) que o chá verde também é um dos melhores chás para emagrecer. No entanto, tenha em conta as suas contraindicações antes de tomar.


7. CHÁ DE ROOIBOS

Também chamado de chá vermelho, o chá de rooibos é – tal como o chá de cavalinha – um ótimo diurético e ajuda a evitar a retenção de líquidos, contribuindo assim para a perda de peso.


8. TORANJA

Aqui está uma boa opção para quem quer perder peso e reduzir o volume corporal. O chá de toranja, ou melhor dizendo, a infusão de toranja ajuda a reduzir o apetite e a ansiedade. Além disso é um poderoso drenante e depurativo, que contribui para “limpar” o organismo. No entanto, tenha muita atenção antes de consumir este chá, pois a toranja pode reagir com diversa medicação. Posto isto, é essencial que consulte o seu médico antes de consumir este chá.



Mensagens populares