Wellness Care: 9 hábitos para uma atitude (mais) positiva


[ e porque hoje é sexta-feira aqui fica um conjunto de coisas importantes que estamos sempre a tempo de implementar e que será sempre bom relembrar ] 
Aprender a pensar de uma forma positiva é o caminho mais eficaz para o sucesso e o bem estar. A boa notícia é que mesmo que não seja uma otimista nata, com treino pode chegar lá. Siga os exemplos das pessoas bem sucedidas.

Um estudo norte-americano realizado na área das vendas, junto de seguradoras e de empresas imobiliárias, concluiu que os vendedores muito otimistas vendem mais 68% do que os pessimistas, conta a psicóloga Maria do Carmo Oliveira, fundadora do Clube do Otimismo, que trabalha com empresas como a Nokia e a Nestlé. A atitude é fundamental, diz esta especialista em psicologia positiva e programação neurolinguística, também coautora do livro ‘Viver em tempos de Mudança’. “A pessoa otimista foca-se nos objetivos, na procura de soluções, acredita que o obstáculo é superado. O pessimista centra-se nas dificuldades, tem medo de desiludir, é mais passivo do que ativo”, diz.
AS PESSOAS BEM SUCEDIDAS TAMBÉM SENTEM FRUSTRAÇÃO E RAIVA, MAS SÓ TOMAM DECISÕES IMPORTANTES QUANDO SE SENTEM EQUILIBRADAS.
Nem todos nascem com o dom da positividade, mas ser-se positivo é um hábito que se desenvolve com o tempo. E se “a atitude positiva é um caminho para o sucesso e para o bem estar”, como defende Maria do Carmo Oliveira, vale a pena tentar. Conheça nove hábitos que as pessoas bem sucedidas usam no dia-a-dia.

1. Desenvolvem a inteligência emocional

Tal como o temperamento, também a inteligência emocional pode ser melhorada. Comece por reconhecer que as suas emoções são, em parte, o que a vão orientar e motivar, em vez de as ver como barreiras para conseguir resultados e atingir objetivos. Não somos criaturas totalmente racionais, nem deveríamos sê-lo. O segredo das pessoas bem sucedidas é aprenderem a controlar as emoções. Claro que elas também experimentam sensações de frustração, medo, raiva, tristeza, deceção. A diferença é que não se deixam angustiar por isso, nem tomam decisões enquanto não voltam a sentir-se mais equilibradas.

2. Mesmo quando falham acreditam que são capazes

Quem nunca falhou que ponha o dedo no ar. Mas as pessoas positivas sabem que é preciso assumir riscos, pisar limites, e que isso pode andar lado a lado com o fracasso. Ainda assim, enfrentam os novos desafios com a crença de que terão sucesso, de que estão a fazer qualquer coisa de muito útil, e de que a partir de um eventual insucesso poderão fazer melhor da próxima vez. Mesmo que o fracasso não nos ensine tudo o que é preciso para ter sucesso, ele é bom para percebermos o que ainda temos de melhorar e de trabalhar.
APESAR DE PROCURAREM SEMPRE NOVOS DESAFIOS, SENTEM-SE GRATAS PELO QUE JÁ CONSEGUIRAM, E RECONHECEM AS AJUDAS QUE TIVERAM PELO CAMINHO.

3. Estão continuamente a definir objetivos

As pessoas que aprendem a pensar de uma maneira positiva sentem uma necessidade constante de fazer algo novo e usam as metas para se manterem motivadas e focadas. O estabelecimento de metas passou a ser um modo de vida, e uma vez que se atingiu uma, quer-se imediatamente definir a seguinte. Mais do que um desejo, é uma necessidade constante de acrescentar significado à vida e é isso que as motiva quando as coisas ficam mais difíceis.

4. Têm capacidade de ação

São produtivas, mantêm-se atualizadas e estão constantemente a dar passos rumo aos objetivos definidos.

5. Praticam a gratidão

Apesar de procurarem sempre novos desafios, sentem-se gratas pelo que já conseguiram e agradecem a todos os que ajudaram a percorrer o caminho do sucesso. Independentemente das circunstâncias e da educação recebida, as pessoas positivas são muito conscientes dos “dons” recebidos, e agradecidos também.
UMA DAS FORMAS DE CULTIVAR O ESPÍRITO POSITIVO É USAR O HUMOR PARA VER O LADO POSITIVO DAS COISAS, MESMO QUANDO ELAS PARECEM NEGATIVAS.

6. Focam-se sempre nos aspetos positivos da vida

As pessoas mais positivas são mais agradáveis e para os outros é sempre um prazer estar junto delas. Os pessimistas depressa percebem que não conseguem muitos aliados. Pelo contrário, as pessoas de espírito positivo tendem a atrair o apoio dos outros, a ser chamadas para trabalhar e para se associarem a terceiros, mesmo em tempos mais difíceis.
Uma das formas de cultivar o espírito positivo é usar, com tato, o humor para ver o lado positivo das coisas, mesmo quando elas parecem negativas. Este tipo de esquema mental evita que se ponha a culpa nos outros e leva-os a procurar soluções. Em vez de procurar culpados, procuram soluções.

7. Têm cuidado com a escolha a sua equipa

Preferem estar rodeadas de quem partilhe os mesmos valores e se identifique com a mesma missão, de estar próximo de pessoas também positivas e com energia. Não têm receio nem se sentem ameaçadas por escolher alguém que é muito competente naquilo que faz.

8. Não tentam fazer tudo sozinhas (uma dica que é especialmente importante para as mulheres)

Porque assim acabam por cair de exaustão e não atingir os objetivos propostos, e a desmotivação e o mal estar podem instalar-se.

9. São mentores e “alunos” dedicados

As pessoas bem sucedidas e muito positivas nunca estão satisfeitas com o que já sabem. Não só têm mentores que as empurram para fazer sempre melhor, como também tendem a ajudar e a orientar outras pessoas. Estar rodeado de pessoas com a mesma atitude é uma importante defesa contra a adversidade. As pessoas positivas encontram sempre novas maneiras de melhorar as suas habilidades.

Fonte : EXECUTIVA 

Mensagens populares