Wellness Care: Auto-Realização [ de A a Z ]



Refletindo sobre isto entendo que, de uma perspectiva pessoal, a auto-realização me advenha daquelas que são as minhas necessidades básicas de crescimento, aquelas que quando transformadas em metas atingidas são substituídas por novas necessidades. A contínua e incessante busca de me tornar mais e mais o que sou na minha essência para que me torne em tudo o que sou capaz de SER. As palavras seguintes organizadas de forma aleatória sem que tenha seguido nenhum critério de importância, que não apenas o alfabético, são a partilha de coisas que entendo como fundamentais, coisas simples mas que aplicadas de forma criteriosa produzem resultados perenes.

Atitude. Nós escolhemos a atitude a ter em qualquer circunstância e ela determina a forma como vivemos e os resultados que alcançamos. Há, pois, que escolher uma atitude positiva.

Bom Senso. Permite-nos adotar a conduta mais adequada em cada situação, agir com sensatez e sabedoria. Isso exige, simultaneamente, autocontrolo e flexibilidade.

Coragem. A pessoa corajosa faz o que tem de ser feito, enfrenta os desafios mais difíceis com confiança e aceita ir à luta, calculando riscos e vencendo medos.

Disciplina. Ajuda a planear, organizar e executar objetivos nos prazos desejados. No limite, a autorrealização pode implicar da nossa parte uma disciplina espartana.

Equilíbrio. A plena realização implica o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual do "eu", bem como equilíbrio . Para tal há que cultivar bons hábitos.

Foco. Passa por visualizar a meta e seguir na sua direcção com determinação e persistência, mesmo que sejam muitas as distrações.

Gratidão. A auto-realização  tem tudo a ver com o sentir gratidão pela pessoa que somos e por tudo o que a vida nos oferece, mesmo o que aparentemente é menos bom.

Humildade. Significa estar consciente das nossas forças e fraquezas, admitir os nossos erros e dar aos outros a importância que eles merecem. Todos temos lugar no mundo.

Inteligência. Para nos realizarmos em várias dimensões da vida é essencial desenvolver e utilizar as nossas múltiplas inteligências.

Justiça. Ter sentido de justiça e agir em conformidade com ela significa cumprir a lei e garantir a igualdade de direitos. Isso requer alinhamento constante com princípios/valores universais.

Liderança. A auto-realização  resulta do exercício da liderança: não de conseguirmos liderar os outros mas de nos liderarmos a nós próprios, assumindo o comando da nossa vida.

Maturidade. Aprender a lidar com os dissabores da vida e a viver tudo com intensidade, aceitando quem somos a cada momento.

Naturalidade. Ser natural significa ser verdadeiro, genuíno e autêntico. Pensar, sentir e agir de acordo com o que realmente somos, sem artifícios e máscaras.

Ousadia. Dispormo-nos a pensar e a criar algo novo, a sair de zonas de conforto e a empreender em vários campos da vida, a fim de realizarmos o que desejamos.

Produtividade. Conseguir realizar o que nos propomos com o menor esforço possível e um desempenho de excelência. Existem muitas formas de aumentar a produtividade.

Qualificação. Adquirir, desenvolver e aperfeiçoar habilidades que nos permitam responder aos desafios de um mercado de trabalho e um mundo marcados por mudanças aceleradas.

Respeito. Ser honesto consigo mesmo e com os outros, aceitar as diferenças e adotar uma conduta ética para que possamos alcançar o que desejamos com retidão.

Significado. A autorrealização pressupõe 'viver a vida com sentido', isto é, com um propósito que seja relevante para nós, para os outros e para o mundo.

Talento. Todos temos uma inclinação natural para fazer bem determinadas actividades mas para tirar partido disso é necessário reconhecer e/ou explorar devidamente o nosso talento.

União. Não estamos sozinhos e juntos podemos ser mais fortes mas para isso precisamos de saber gerir adequadamente os relacionamentos interpessoais.

Voz interior. Se escutarmos a nossa consciência encontramos as respostas certas às questões que a vida nos desafia a responder. Interessa, pois, silenciar para a escutar.

XPTO.Dar o máximo em tudo o que fazemos, primar pela excelência, superarmo-nos continuamente torna-nos XPTO.

Zelo. Honrar compromissos assumidos, mostrando interesse e cuidado constantes. O empenho e a entrega determinam muito os resultados que obtemos.

E a si que palavras inspiram o crescimento que busca?! 





Mensagens populares